O beta público do pacote de produtividade da Microsoft finalmente foi liberado; conheça cinco – bons – motivos para baixar o software
Finalmente a Microsoft liberou a versão pública de seu beta do Office 2010. O pacote traz atualizações para os programas Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Access, Publisher, InfoPath, SharePoint Workspace, and Communicator. E o download pode ser feito na própria página da empresa.
Seguindo a disputa entre Windows XP e Vista, poucos usuários migraram do Office 2003 para o Office 2007. Os problemas com o Vista fizeram com que os usuários adotassem a mentalidade de que se a versão atual funciona bem, não tem porque mudar.
E para esses usuários (e também para os que possuem o Office 2007), elaboramos cinco motivos que podem mudar sua percepção sobre este software e, aproveitando o uso gratuito do pacote para testes, sugerir que baixe o Office 2010 e avalie essas mudanças com base nas principais novidades da suíte.
Ribbon – De fato, para se acostumar com essa nova interface da barra de ferramentas do Office, leva-se um tempo. Especialmente se você usa o Office 2003 e está acostumado com a barra de menus padrão do programa.
Mas conforme for utilizando a Ribbon irá perceber que a interface é mais intuitiva e permite uma operação mais eficiente. Essa nova barra já existe desde o Office 2007, mas apenas em algumas aplicações. Com o Office 2010, a Microsoft introduziu a interface Ribbon em todos os aplicativos da suíte.
Visualização Backstage – Esta função é mais relevante para quem já é usuário do Office 2007. Nela, um botão redondo com o logo do Office substitui as funções mais acessadas da barra de menus, como salvar e imprimir. E este botão sempre recebeu críticas dos usuários.
No Office 2010, este botão foi substituído por algo similar às abas do Ribbon, localizadas no topo da janela do programa. Clicando nessa nova aba, você verá uma tela chamada Backstage. Esta interface exibe uma lista de tarefas em um painel do lado esquerdo, mas parte da tela é dedicada à exibição das opções disponíveis para a tarefa selecionada.
Prévia da função Colar – Informações coletadas pela Microsoft apontaram que frequentemente os usuários desfaziam a ação de colar um item. Basicamente o motivo é que o texto ou imagem colados não satisfaziam a vontade do usuário, que acabava por remover a ação.
Esta nova função do Office 2010 permite que você veja como o assunto copiado ficará ao ser colado, possibilitando que você economize tempo, fazendo a coisa certa. A ferramenta também oferece a opção de manter a formatação da fonte, alterar a formatação ou colar sem formatação.
Excel Sparklines – O Excel sempre teve uma variedade de tabelas e gráficos disponíveis. Agora, com o Excel 2010, a Microsoft introduziu uma função chamada Sparklines, que permite que você insira um pequeno gráfico ou tabela em uma única célula.
Esta função agiliza e simplifica a adição de elementos visuais, sem precisar pelo chato processo de inserir um gráfico ou tabela que ocupa toda a área da planilha.
Integração com Redes Sociais – O reconhecimento da Microsoft com esta tendência veio com a adição da aplicação Outlook Social Connector no Outlook 2010. Esta ferramenta permitirá que você leia e-mails, atualizações de status, arquivos e fotos compartilhados, tudo em uma única janela.
Porém, nesta versão beta não há os add-ins para redes sociais, mas a Microsoft promete liberá-los em alguns meses. Com a boa relação que existe entre a empresa e a rede Facebook, é provável que este seja o primeiro add-in liberado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário