Fonte: Extra Online
A combinação Natal e dólar estável costuma ser um prato cheio para quem quer comprar um notebook. Misturar a data festiva com preços mais acessíveis é como juntar a fome com a vontade de comer. E a mesa está farta no mercado. Além dos modelos de grandes empresas, novos lançamentos de marcas menores também merecem atenção. E olha que não vamos nem falar dos netbooks.
Diante de tantas opções, montamos um guia para ajudar você na hora de escolher um notebook perfeito para o seu perfil. Antes de mais nada, é preciso ter em mente o que você deseja de um computador portátil. Caso contrário, vai acabar perdendo dinheiro. Afinal, não adianta nada gastar os tubos numa super-máquina, quando, na verdade, uma opção bem mais em conta serviria para as suas necessidades. Ou ainda, comprar um notebook baratinho, mas que não vai oferecer o que você procura. Então, aproveite e boas compras!
-Tamanho
Tamanho não é documento entre os notebooks. Máquinas maiores não são, necessariamente, melhores e mais potentes. Isso depende dos recursos de cada uma delas. Se você quer um note para substituir o seu PC, uma boa pedida são os modelos maiores, de 16 polegadas para cima. Esse tipo de máquina é o ideal também para quem quer assistir a DVDs, por exemplo. Por outro lado, se você pretende carregar o note para todos os lados, estes não são os mais indicados. Os menores são bem mais práticos e cabem tranquilamente numa mochila. Mas se você é daquelas pessoas que têm dificuldades para digitar, vai sofrer com as teclas pequeninas. Portanto, os menores não são os mais indicados para quem pretende trabalhar longas horas na máquina.
- Bateria
Neste caso, tamanho é, sim, documento. Existem notes com baterias de 6 e 12 células. A maior dura mais e são melhores para quem vai levar o computador para viagens de avião ou sala de aula, por exemplo. Se for para ficar em casa, com uma tomada sempre por perto, uma bateria de 6 células atende bem.
- Processador
“O processador está ligado ao preço, o desempenho e a economia de energia de um notebook”, explica o técnico em informática Leandro Oliveira. Os processadores mais fracos e baratos são suficientes para quem for usar o computador apenas para internet, ver e editar documentos e ouvir música. Nestes casos, porém, os vídeos podem não rodar direito. Se você curte games, aí, o buraco é mais embaixo. Você terá que investir num bom processador, em memória e, de preferência, numa máquina com tela grande.
- Memória
Se você for usar apenas internet e texto, não precisa se preocupar com tanto espaço em disco. Mas se você quer guardar músicas e fotos, seu HD precisa ser grande. Outra opção é comprar um HD externo para seus arquivos. Eles guardam até 1 tera de memória e são indicados também para você fazer um backup de seus dados.
- Funcionalidades
O bluetooth é uma funcionalidade que pode ser muito útil. “É uma boa opção para quem tem plano de internet no celular. Com ele, você pode trocar dados com o seu note sem precisar conectar nenhum fio”, diz Leandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário