quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Matando saudades: Cinco games clássicos de Atari

Fonte:: Info Exame
por Vinicius Aguiari

Apresentado inicialmente em 1977, o Atari 2600 foi a grande mania dos games até meados da década de 1980. O console vinha equipado com dois joysticks, que continham uma alavanca e um único botão cada.

 Confira cinco jogos que fizeram história nessa plataforma: 

 River Raid




O game pode ser considerado o avô de todos os games de tiro na horizontal. Nele, o jogador controla um avião que sobrevoa um rio destruindo navios, helicópteros e jatos inimigos. Como a perspectiva é em uma única dimensão, em alguns estágios, é preciso destruir a ponte para avançar no trajeto. Foi mania também em fliperamas da década de 80. http://bit.ly/dsEvzd
 
Pitfall


O objetivo em Pitfall é coletar itens, como ouro, barras de prata e anéis de diamante ao mesmo tempo que tem de se evitar armadilhas perigosas, como lagos profundos, jacarés, escorpiões, buracos com lanças etc. A versão inicial contava com 256 telas. Na sequência, foi acumulando sequências em outras plataformas, até se tornar uma das franquias mais renomadas da indústria dos games. Recentemente, chegou a tela dos cinemas. http://bit.ly/8X9OCP

Space Invaders


Space Invaders foi precursor entre os games de batalha espacial. Nele, o jogador controla a Laser Base, uma arma que tem a missão de evitar que os alienígenas cheguem a Terra. Para isso, seu canhão de tiro possui munição infinita. Porém, os aliens chegam como um enxame. Caso eles atinjam a base da tela, o jogador perde a disputa. Também foi muito popular entre os árcades dos anos 80. http://bit.ly/bA5lo4 
 
Enduro


Publicado pela Activision em 1983, Enduro é um game de corrida. Nele, o jogador precisa permanecer em uma prova de longa duração, ultrapassando 200 carros no primeiro dia para avançar na prova. O site AllGame o aponta como o melhor game de corrida disponível para Atari 2600. http://bit.ly/bCsNPc 

Boxing


Visto da perspectiva superior de um ringue, o game traz dois pugilistas, um vestido de branco e outro de preto. Cada boxeador é representado por três esferas, a maior e central é a cabeça, as laterais representam as luvas. O jogo não tem rounds ou nocautes. Vence quer aplicar cem golpes primeiro. A jogabilidade era tão simples que o único botão do joystick aciona os dois punhos do lutador. Mesmo assim inspirou sucessores, como Super Punch Out, para Super Nintendo, e Don King Boxing, para Wii. http://bit.ly/crnEip 

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