Quer um endereço @Facebook.com? Serviço que integra correio eletrônico, mensagens instantâneas e SMS já está a caminho
Rio - E-mail, mensagens instantâneas e mensagens por celular. O novo recurso anunciado pelo Facebook nasceu em meio às especulações surgidas após disputas entre Google e a rede social envolvendo dados de usuários do Gmail nas últimas semanas. E quando todos previam que a rede social lançaria um concorrente para o serviço do Google, o CEO Mark Zuckerberg afirmou em transmissão ao vivo pelo site, que o objetivo do Facebook com o novo serviço não é ser “um assassino de e-mail”. Segundo o CEO, a novidade é um sistema moderno de mensagens multiplataforma que “apenas inclui o e-mail”, além de SMS e mensagens internas.No novo sistema de conversação do Facebook, todas as mensagens (SMS, e-mail e chats) estarão juntas na mesma infraestrutura. Um histórico de conversação do usuário será mantido, sem separação por assuntos. A caixa de entrada, chamada “Social Inbox”, terá um filtro que priorizará mensagens enviadas por usuários da sua lista de amigos, separadas das demais. O serviço também permitirá controlar quem pode mandar e-mails para a pessoa. Pelos chats poderão ser enviados anexos, o que deve ampliar o compartilhamento de fotos na rede.
Qualquer usuário do Facebook poderá ter um e-mail @facebook.com, mas Zuckerberg afirmou não esperar que os usuários abandonem seus e-mails de imediato. A ideia é que, utilizando a ferramenta integrada de comunicação do Facebook, aos poucos eles migrem para a plataforma e a utilizem de forma integral.
O novo sistema começará a ser liberado nos Estados Unidos nos próximos três meses, mediante convites.
Gmail x Facebook
Ainda que não se restrinja a um serviço de e-mail, a nova ferramenta do Facebook tem tudo para ameaçar o reinado do Google. O serviço de compartilhamento de fotos do Facebook já sai na frente do Google (que direciona o usuário para Picasa e o Flickr). O novo recurso, que permitirá incluir anexos nas mensagens, promete tornar ainda mais fácil a distribuição de imagens.
A possibilidade de comunicação externa também amplia o potencial do Facebook. Hoje, a troca de mensagens na rede é restrita a cadastrados. Com a nova ferramenta, será possível trocar mensagens com qualquer provedor de e-mail.
Trata-se de mais um capítulo na guerra de gigantes, embora não declarada abertamente.
A Google já anunciou que não pretende criar uma nova rede social para concorrer com o Facebook. No início do ano, lançou o Google Buzz, tentativa de integrar o Gmail a redes sociais e reinventar o e-mail. O serviço não emplacou e seu desenvolvimento foi deixado de lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário