Fonte: O Dia Online
Rede social que tem revelado talentos da música firma acordo com Facebook
POR LOUISE PERES
Rio - Fundado em 2003, o MySpace chegou a ser a maior rede social da Internet com mais de 100 milhões de usuários. Mas desde 2008, por conta do crescimento do Facebook, o site que se tornou plataforma de divulgação de novos talentos da música foi perdendo prestígio, e hoje luta para sobreviver.
De olho nos atrativos oferecidos pelos rivais, principalmente Facebook e Twitter, o MySpace passou por uma grande reforma. Ganhou novo visual e interface mais simples, além de novas ferramentas de compartilhamento de conteúdo, como feed de notícias e atualizações de status.
Mas e a música? Com tantas mudanças, onde fica aquela que sempre foi o grande diferencial do MySpace? Por enquanto, ela continua a ser o foco principal da rede social. Afinal, o site é conhecido por ter alçado ao estrelato artistas que hoje são sucesso no Brasil, como Restart, Fresno e Mallu Magalhães, e no mundo, como Colbie Caillat.
Em 2007, a cantora Mallu Magalhães, então com 15 anos, gravou 4 músicas que postou em seu perfil no MySpace. Logo se tornou um fenômeno da Web com o hit “Tchubaruba”. Também graças ao MySpace, a californiana Colbie Caillat chamou a atenção da indústria fonográfica pelas 10 milhões de visitas recebidas em seu perfil. Em 2008, a balada “Bubbly” estourou e tornou Colbie famosa em todo o mundo como uma versão feminina do cantor americano Jack Johnson.
Até hoje, o MySpace continua sendo um importante veículo de divulgação para músicos em busca da fama. Palavra de quem viveu a experiência. “Hoje nós temos um espaço bacana na grande mídia, mas no início foi o MySpace que colaborou para que o público conhecesse o nosso som”, lembra Pe Lu, vocalista e guitarrista da banda Restart. Só em 2009, o perfil oficial do grupo formado por Pe Lu, Pelanza, Koba e Thomas recebeu mais 2 milhões de visitas. “É um meio livre pra receber o conteúdo que, no início da nossa carreira, ainda não tinha vez na TV ou no rádio”, diz Pe Lu.
Segundo o guitarrista, a grande sacada do MySpace é chegar a novas bandas navegando pelos perfis de usuários. “Adoramos procurar coisas novas, ver o que as pessoas estão fazendo de legal por aí, e o MySpace permite fazer isso de maneira tátil”, diz.
Apesar das tentativas de se reinventar, o MySpace não deve perder seu caráter de trampolim para as bandas de garagem aspirantes ao sucesso. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o executivo-chefe do site, Mike Jones, afirmou que o enfoque do site permanece o mesmo: música e bandas. Mas, segundo Jones, o MySpace é agora não mais uma rede, mas um “lugar de entretenimento social”.
A última investida do site foi anunciada na semana passada. Para se integrar às outras redes, o MySpace anunciou uma parceria com o antigo rival, o Facebook. O novo recurso (chamado “mashup”), permitirá que o MySpace sugira artistas com base nos interesses musicais do internauta informados no Facebook. Tudo para impedir a evasão de usuários para outras redes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário