quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Você usaria ‘123456’ ou ‘password’ como senha na Web?

Fonte: O Dia Online

Essas eram as mais populares de uma rede invadida nos EUA. Saiba como criar senhas fortes

Rio - Os recentes ataques ao Gawker por hackers trouxe à tona um velho problema: a fragilidade das senhas escolhidas pelos usuários. As senhas do agregador de blogs e sites foram reveladas pelos hackers e a mais popular era “123456”. Outra muito comum era “password” (senha, em Inglês) Após o ataque, Twitter e LinkedIn, além da Gawker, recomendaram aos usuários a trocar suas senhas.
Fazer uma senha forte, isto é, difícil de ser descoberta por invasores, é relativamente simples. O código deve ter no mínimo oito dígitos, misturando maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
O uso de palavras que podem ser encontradas nos dicionários é uma prática extremamente arriscada. Isso porque há uma série de programas feitos especialmente para combinar caracteres formando  palavras existentes, com o objetivo de tentar adivinhar a senha do alvo. O trabalho que parece inviável para um ser humano é facilmente feito por um software. Uma boa estratégia para criar uma senha forte e simples de lembrar é usar uma sequência de números, letras e símbolos que seja fácil de visualizar no teclado. Um bom exemplo é “VfR4%tGb”, que seria uma senha gerada usando sequência de caracteres das colunas iniciadas pelas letras “v” e “b”, alternando o uso do shift.
Outra forma eficiente de criar senhas fortes é trocar letras por símbolos semelhantes, com @ no lugar da letra “a”, ou $ em vez de “s” e O (letra) no lugar de 0 (zero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br