terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Brasil já tem mais de mil sites de compras coletivas

Fonte: O Dia Online

Promoções online ajudam a aumentar vendas e divulgação de empresas

Rio - A febre dos sites  de compras coletivas parece ter chegado ao Brasil para ficar. Prova disso é a pesquisa do site Bolsa de Ofertas, que constatou crescimento de 150% no número de sites do tipo entre entre dezembro de 2010 e janeiro deste ano, chegando a 1.025 sites. E o consumidor, que consegue descontos de até 90%, não é o único beneficiado. As empresas também levam vantagem com a nova modalidade de compras, como incrementar as vendas em  dias de movimento fraco e conquistar a fidelidade dos clientes. Por isso é cada vez maior o número de empresas que aderem a sites como Groupon, ClickOn e Peixe Urbano.
Foto: Reprodução
Compras coletivas são bom negócio para consumidores e empresas

A rede de cinemas Severiano Ribeiro / Kinoplex foi a primeira da categoria a aderir às compras coletivas no Brasil, e a primeira a bater o recorde do Groupon no Rio de Janerio. Segundo a gerente comercial Elizabeth Bejani, o resultado superou as expectativas. "Na primeira promoção, mais de 1 milhão de pessoas compraram ingressos em menos de 24 horas. Só no Rio de Janeiro foram mais de 10 mil. As pessoas que compram em promoções online acabam levando outras pessoas, o que torna a parceria uma ótima forma de divulgação", analisa.

As promoções, que duram apenas 24 horas e só podem ser utilizadas em determinado prazo. Para a promoção ser ativada e começar a valer, é preciso alcançar um número mínimo de participantes. Por isso, muitos consumidores acabam ajudando na divulgação. Se a promoção não for ativada, os participantes recebem o dinheiro de volta.

Segundo Daniel Funis, diretor de Marketing do Groupon no Rio de Janeiro, o retorno obtido pelas empresas é bem maior do que o investimento. "Não há custo inicial e os resultados são fáceis de mensurar. O custo é proporcional ao número de consumidores, ação beneficia a todos e o risco é praticamente zero".

Pequenas e médias empresas também podem tirar proveito do sistema de compras coletivas para aumentar as vendas. O Baixada Clube (www.baixadaclube.com.br) foi lançado em janeiro deste ano para atender aos comerciantes da região, como Fabiane de Macedo, dona da confeitaria Thissalea, em Duque de Caxias. "O resultado me surpreendeu. Esperávamos vender cerca de dez tortas. Acabamos vendendo 50 e ainda conseguimos novos clientes. Esse tipo de promoção é fundamental para divulgar a confeitaria, que está no mercado há menos de um ano", conta.

O Baixada Clube já possui cerca de 50 empresas parceiras e 1.500 pessoas cadastradas. Nos últimos dois meses, o Brasil ganhou mais de 600 novos sites de compras coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br