Fonte G1 Tecnologia
Colunista responde dúvidas de leitores.Deixe você também sua dúvida na área de comentários.
Como armazenar um HD que está danificado e cujos dados devem ser retidos para uma futura recuperação? Um vírus sempre pode ser removido por um antivírus? Como “achar” um vírus no Linux? Confira as respostas no pacotão da coluna Segurança Digital desta semana.
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
>>> HD parado
Meu HD parou de funcionar, mas o disco de dados não foi danificado. Sei que é possível recuperar as informações, mas não posso pagar o valor pelo serviço. É verdade que se meu disco ficar imóvel por muito tempo as informações podem se perder ou se corromper?
Rick
Sim, mas isso não é uma coisa certa. Não dá nem para dizer quanto tempo ele pode ficar parado – provavelmente meses, ou anos, se você armazená-lo corretamente.
Lembre-se de manter o disco em um local seco, de preferência em um saco antiestático, longe de tremores e objetos magnéticos, como ímãs, motores e caixas de som.
De qualquer forma, não só a mídia, como outras partes do disco podem deixar de funcionar. Nesse caso, seus dados ainda poderão ser recuperados, mas o custo será cada vez maior, especialmente se a parte mecânica tiver algum problema.
Consulte um laboratório de recuperação de dados. O orçamento normalmente é gratuito e você poderá saber exatamente qual foi o defeito e poderá se informar com eles sobre qual a melhor maneira de armazenar o disco até a recuperação.
>>> Remoção de vírus
Se meu computador estiver com vírus, depois que baixar o antivírus, o vírus sai?
Verônica
A resposta é “talvez”. Existem muitos vírus e muitos antivírus. Os programas antivírus variam muito em sua habilidade para remover pragas digitais. Alguns vírus podem ser removidos com ferramentas específicas para eles que normalmente tem uma taxa de sucesso muito boa.
De qualquer forma, você já deveria ter um antivírus antes de ter sido infectada, Verônica. Os antivírus funcionam melhor como medida preventiva. Um vírus, quando toma o controle do computador, pode ser bem “grudento” e insistente em permanecer no sistema. Alguns danificam arquivos de sistema quando removidos. Por esses motivos, o sucesso na remoção de um vírus, especialmente sem um técnico para fazer ajustes manuais, é muito variável.
Às vezes, o trabalho de identificar o que precisa ser feito é tão grande que acaba sendo mais barato e mais rápido formatar o disco rígido. Observe ainda que milhares de vírus impedem o antivírus de funcionar corretamente e pode ser preciso colocar o disco em um computador limpo.
Tenha um antivírus atualizado em execução para prevenir infecções no futuro e faça cópias de segurança dos seus dados para evitar problemas.
>>> Como achar um vírus no Linux
Mudei para o Linux, justamente por afirmarem que não tem vírus. Há algum tempo descobri que tem. Mas o que devo procurar em meu desktop, como root, para achar o vírus? E worm?
Cheguei até a estudar sobre Linux, mas diziam que não precisava me preocupar, pois era seguro por natureza. Então, como última tentativa de continuar usando Linux, faço a pergunta. Uso o Ubuntu 10.04.
Paula
Não é possível responder essa pergunta, simplesmente porque os vírus de Linux são tão poucos e tão raros que não vale a pena você sair procurando por eles – muito menos como usuário root. Se você não deu permissão para um programa malicioso se instalar no sistema, ele ainda pode se instalar, porém no seu usuário.
O Linux tem sim algumas características que o tornam mais complicado para a atuação de vírus – isso desde a sua criação. O Windows, como vem de fábrica, é bastante permissivo e dá às pragas digitais facilmente o controle total do computador. Só hoje isso está mudando, primeiro com o Windows Vista e agora com o 7. O resultado de algumas dessas mudanças foi a quebra de compatibilidade com programas antigos ou despreparados, o que gerou muitas críticas ao Windows Vista quando foi lançado.
Como o Linux sempre foi assim, os programas normais já estão acostumados a trabalhar nesse ambiente.
No entanto, isso não significa que você pode executar tudo que aparecer na internet – sempre existe a “primeira vez” que algum vírus pode vir a se espalhar, especialmente umvírus multiplataforma como já foi encontrado e que, felizmente, teve ação limitada no Linux por não funcionar corretamente na plataforma.
Em servidores, onde Linux é mais popular, existem muitas ferramentas para obter e manter o controle sobre um sistema invadido. Mas isso em geral não se aplica a computadores domésticos, que não executam os serviços mais vulneráveis.
Ou seja, basta manter um mínimo de cuidado e vírus não será um problema no Linux em seu computador de casa. O que você não pode é acreditar que está “invulnerável” – talvez o maior ponto fraco seja acreditar que não existem pontos fracos. Aliás, existem antivírus para Linux, mas a coluna não acha necessário usá-los.
Termina aqui mais uma coluna Segurança Digital, mas não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários. Sempre tem o pacotão na quarta-feira, respondendo as dúvidas dos leitores. Até a próxima!
* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário