sexta-feira, 20 de maio de 2011

4G será solução para emergentes, diz IEEE

Fonte: Info Online


Por Monica Campi, de INFO Online
 
• Sexta-feira, 20 de maio de 2011 - 11h44




SÃO PAULO – A tecnologia 4G (LTE) pode ser a solução para conexões banda larga em áreas rurais e urbanas em desenvolvimento onde a internet fixa é menos eficiente. A afirmação é de especialistas do IEEE, associação profissional global para o avanço da tecnologia.
De acordo com o IEEE, esta tecnologia wireless de alta velocidade pode auxiliar na expansão da educação à distância, proporcionar acesso a informações por agricultores e até mesmo ampliar o alcance dos cuidados de saúde com a telemedicina.

Com a transferência de dados em velocidades que variam entre 100Mbps e 1Gbps (mais veloz até mesmo que alguns acessos fixos), o 4G poderá eliminar o abismo digital que há entre grandes centros urbanos e rurais em países emergentes.
“O 4G, com um número maior de bandas de frequência do que as gerações wireless anteriores, permite que as operadoras utilizem o sinal de baixa freqüência que viaja muito além das estações de transmissor usando a mesma quantidade de energia. Isso amplia a cobertura geográfica a um custo menor do que as atuais gerações de tecnologia wireless”, afirma Shuzo Kato, membro do IEEE e inventor do chipset TDMA em 1986.
Segundo o Fundo de População das Nações Unidas, mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo moram em áreas rurais. Mas como possuem densidade populacional mais baixa, o custo para cabear as regiões com fibra ótica acaba sendo um empecilho para sua propagação.
Além disso, as limitações de banda e cobertura das gerações anteriores de conexões sem fio tornaram-se um desafio para as operadoras, especialmente em países como Brasil e Índia, onde os investimentos seriam inviáveis para o tipo de serviço necessário.
Porém, uma recente pesquisa da Wireless Intelligence afirma que os mercados emergentes respondem por quase 80% do total de conexões wireless.
"Conforme o volume de assinantes de serviços wireless cresce em áreas rurais e em desenvolvimento, espera-se que os custos mais baixos com infraestrutura se traduzam em mais serviços e capacidade para todos, independentemente da localização, para auxiliar o crescimento industrial e econômico de forma mais eficiente”, diz Carlos Cordeiro, membro sênior do IEEE e arquiteto-chefe de normas para o Mobile Wireless Group da Intel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br