Fonte: G1 / Tecnologia
Especialistas também encontraram kit criador de vírus.Criminosos usam morte de Osama e 'falha' no Safari.
Empresas de segurança estão alertando para duas novas ameaças para computadores Macintosh, da Apple, com o sistema MacOS X: o antivírus fraudulento “MAC Defender” e um kit para criação de pragas digitais. Os códigos maliciosos funcionam exatamente como os de Windows. O MAC Defender está sendo disseminado junto com os ataques à computadores Windows usando a morte de Osama bin Laden.
O antivírus fraudulento, descoberto pelas empresas de segurança Intego eKaspersky, funciona exatamente como as pragas semelhantes para Windows. Ele afirma que o computador está infectado e que pode realizar uma limpeza, mas somente se o programa for comprado por, no mínimo, US$ 60. No entanto, o próprio “antivírus” é a praga e as detecções são falsas ou relacionadas a arquivos que ele mesmo criou no sistema.
O usuário pode ser infectado ao procurar imagens de Osama bin Laden em sites de busca. O líder terrorista foi morto neste domingo (1º) em uma operação do exército norte-americano. Usando uma função no Safari conhecida como “Open safe files after downloading”, o arquivo malicioso é capaz de se baixar e executar sozinho, embora ainda precise de permissão do usuário para se instalar. A função é conhecida por ter problemas de segurança desde 2006, mas não foi removida do navegador.
Um golpe semelhante para Mac foi encontrado em 2008, mas a interface gráfica do programa era diferente. O nome “Mac Defender” também é usado por uma empresa, que afirmou não ter nenhuma relação com a praga virtual.
Kit de criação de vírus
A empresa de segurança dinamarquesa CSIS anunciou a descoberta de um possível kit de criação de vírus para MacOS X chamado Weyland-Yutani. O kit consegue criar códigos maliciosos capazes de roubar senhas do Firefox; funções para o Safari devem ser lançadas “em breve”. Segundo a CSIS, os criminosos prometeram versões do mesmo kit para iPad e Linux. O kit estaria sendo vendido por US$ 1 mil.
Considerado livre de vírus durante muito tempo, a primeira praga virtual para MacOS X surgiu só em 2006. Em 2007, o primeiro vírus com intuito financeiro para a plataforma apareceu e foi batizado de RSPlug. Desde então, outras pragas digitais capazes de atacar computadores da Apple aparecem regularmente, embora em número incomparavelmente inferior ao de Windows.

Mac Defender mostra alertas no computador do usuário (Foto: Reprodução/Intego)
Nenhum comentário:
Postar um comentário