domingo, 25 de outubro de 2009


NOVA YORK - A Microsoft lançou o Windows 7 , nesta quinta-feira, o seu mais importante produto em uma década que tem como missão reconquistar os consumidores depois do decepcionante Vista. A maior produtora mundial de software, cujos programas acionam mais de 90% dos computadores pessoais, recebeu críticas positivas ao novo sistema operacional. A Microsoft espera agora que o Windows 7 a ajude a reconquistar a dianteira em termos de novas tecnologias, superando rivais como a Apple e o Google.

- Trata-se do primeiro lançamento realmente significativo do Windows em uma década - disse o analista Brendan Barnicle, da Pacific Crest Securities, à Reuters Television - Dados os erros cometidos com o Vista, as pessoas realmente passaram a questionar a relevância da Microsoft no espaço da tecnologia. Por isso, o lançamento é um primeiro passo essencial para a reconquista da credibilidade pela companhia.

Sistema precisa recuperar reputação prejudicada pelo Vista

Mike Naramor, um consultor de tecnologia de 55 anos, comprou uma das primeiras cópias numa loja em Renton, Washington, perto do quartel-general da Microsoft. Naramor diz que também comprou cópias do XP e do Vista no primeiro dia de vendas e pretendia ir imediatamente para casa instalar o Windows 7.

- Perdi 72 horas para instalar o Vista - ele disse - Espero que esse aqui leve 20 minutos.

" Perdi 72 horas para instalar o Vista. Espero que esse aqui leve 20 minutos. "

O Vista tinha, de fato, problemas graves. Era lento e não se entendia bem com diversos programas e dispositivos. Além disso, ele incomodava os usuários com mensagens pop-up, notificações, avisos e perguntas do tipo "você tem certeza que...". A Microsoft corrigiu boa parte das falhas do sistema, mas já era tarde para limpar sua reputação.

Analistas da Gartner não acreditam que o lançamento do Windows 7 cause um aquecimento na venda de PCs, o que deve manter os preços das máquinas num nível mais baixo. Ano passado foi o pior em seis anos para a indústria de PCs, com a produção de máquinas caindo no primeiro semestre de 2009.

O sucesso do Windows - que responde por mais de metade dos lucros da Microsoft - é crucial para que o presidente-executivo Steve Ballmer reviva a imagem da empresa como a mais importante no mercado mundial de software.

- Preciso afirmar que mal posso esperar - disse Ballmer a uma audiência de clientes e parceiros da Microsoft, em Toronto, na quarta-feira, afirmando que está disposto a fazer telefonemas pessoais de venda para promover o Windows 7.

Maioria dos PCs corporativos ainda usa o XP

A recessão também levou empresas a diminuir os gastos com PCs e outras tecnologias. Por causa dos orçamentos menores e a queda no entusiasmo causada pelo Vista, mais de 80% dos novos computadores instalados em escritórios ainda rodam o Windows XP, lançado há oito anos, de acordo com a Forrester Research. Analistas da Forrester acreditam que novos PCs corporativos passem a trazer o Windows 7 apenas daqui a um ano.

Assim sendo, as vendas não devem afetar de imediato os números da Microsoft, que planeja anunciar lucro trimestral em queda na sexta-feira. A Microsoft vai cobrar US$ 199,99 pela versão Home Premium do Vista 7, ou US$ 119,99 para clientes que desejem atualizar versões anteriores do sistema operacional. No Brasil, a versão mais barata do sistema operacional custa R$ 329.

Também terá uma série de ofertas em cooperação com o grupo de varejo Best Buy e fabricantes de computadores como a Dell e a Acer nos EUA. Os consumidores americanos poderão pela primeira vez adquirir computadores equipados com o software diretamente de uma loja Microsoft.

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