Jon Maddog Hall - Linux International
É um dos fundadores do movimento Open Source internacional. Trabalha com informática desde 1969, é utilizador de Unix desde 1977 e de Linux desde 1994. Desde 1995 é diretor-presidente da Linux International, uma associação sem fins lucrativos patrocinada por empresas de grande relevância internacional na área de TI. A Linux International tem sede nos Estados Unidos e tem por objetivo dar apoio à adoção do sistema operacional Linux.
Estudou na Drexel University e, mais tarde, no Rensselaer olitechnic Institute na cidade de Troy (Nova York). Após terminar seus estudos, trabalhou com mainframes IBM na empresa Aetna Life and Casualty. Em seguida, tornou-se reitor da faculdade de Informática do Artford State Technical College, onde os estudantes o apelidaram de maddog (“cachorro louco”), alcunha pela qual prefere ser chamado. Mais tarde, assumiu uma posição como administrador de sistemas nos Bell Laboratories, acabando por ingressar na Digital Equipment Corporation (DEC), onde trabalhou durante 16 anos.
Nesse período, conheceu Linus Torvalds, a quem forneceu suporte para o desenvolvimento da versão do Linux para hardware baseado na arquitetura Alpha, de 64 bits.
Maddog é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público.
Alexandre Oliva- Free Software Foundation América Latina/SP
Alexandre Oliva é conselheiro da FSFLA, Fundação Software Livre América Latina desde 2005, ativista e evangelizador do movimento Software Livre. É mantenedor do Linux-libre, uma distribuição Livre do Linux apropriada para distribuições Livres do sistema operacional GNU+Linux. Desenvolve ferramentas Livres de desenvolvimento na Red Hat desde 2000. Formou-se Engenheiro de Computação em 1995 e Mestre em Ciências da Computação em 1998, na Unicamp, onde tomou contato com Software Livre em 1991.
Paulino Michelazzo- Fábrica Livre/SP
Paulino Michelazzo, 36 anos, é web developer e escritor técnico. Trabalha na área de tecnologia desde 89, desenvolvendo aplicações cliente-servidor e depois para Internet em várias linguagens, tais como PHP, ASP, Cold Fusion, JSP, CGI, etc.
É atuante na comunidade de software livre desde 2000 principalmente traduzindo aplicativos para o idioma português e como membro de vários projetos de software livre como PHP Planet, ELKS e Bugzilla-BR. Prestou serviços para as maiores companhias de software proprietário mundiais, tais como Microsoft, Oracle, IBM e Macromedia, todas elas na área de treinamento e desenvolvimento de material técnico.
Foi membro da diretoria da Mambo Foundation na gestão 2006/07, sendo o único latino-americano até hoje a galgar tal posição. Já palestrou nos maiores eventos de Software Livre nacionais e internacionais tais como FISL (2002 a 2004), III Congreso Internacional de Software Libre, Medellin – Colombia, Guadec 2004, IV Jornadas Regionales de Software Libre, Montevideo – Uruguay, I, II e III Encontros de Software Livre do Amazonas, I, II e III Congressos Catarinense de Software Livre, I LacFree, Cusco – Peru, V Congreso Internacional de Software Libre, Cochabamba - Bolivia, II e III Jornadas de Tecnologia, Senac/GO e outros.
Depois e um ano trabalhando como System Develop Specialist na ONU - Organização das Nações Unidas em Timor-Leste, onde era responsável pelo desenvolvimento de aplicações para o Ministério da Justiça deste país, retornou ao Brasil onde presta serviços de desenvolvimento web e uso de ferramentas de gerenciamento de conteúdo. Também é autor de vários artigos na imprensa mundial e co-autor do livro Software Livre e Inclusão Digital, editado em São Paulo.
Marcelino de Paula Júnior - Marcelinux/RJ
É Engenheiro da Computação em formação, autor do Livro “Ubuntu Guia prático para Iniciantes”, Analista de Segurança e Administrador de Sistemas Sênior, Palestrante e Professor. Atua como consultor especializado segurança da informação baseado em FOSS (Free and Open Source Software) para sistemas Operacionais GNU/Linux e UNIX.
Carlos Eduardo Mattos - GNUGRAF/RJ
Atua 18 anos como designer e a dois anos utiliza somente software livre em suas criações. Membro dos grupos LINUERJ, Debian RJ, SLRJ. Já ministrou palestras sobre recursos de softwares gráficos nas seguintes universidades: UERJ, UFF, UNIFOA, PUC-Rio.
Criador das seguintes logomarcas, SLRJ ( Grupo Software Livre do RJ), TERABEAUTS (Distribuição Linux que cabe num disquete), VR Livre (Distribuição Linux voltada a educação criada em Volta Redonda), H4CK'N RIO (Evento linux) e GULA ( Grupo de Usuários Linux Alcoolatras).
Idealizador do primeiro evento de computação gráfica com software livre do estado do Rio de Janeiro o GNUGRAF - http://gnugraf.org
Alessandro SIlva - Fundec/Duque de Caxias
Pós-graduando em Redes de Computadores pela PUC-RIO e Tecnologia da Informação Aplicada à Educação pelo NCE (Núcleo de Computação e Eletrônica) da UFRJ. Bacharel em Informática com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Trabalhou de 2002 à 2006 como Analista de Suporte no 1º Regimento de Carros de Combate, uma unidade do Exército Brasileiro. Naquela ocasião, participou ativamente do programa de migração para Software Livre do Governo Federal. Atualmente, possui certificação LPI (Linux Professional Institute) nível 1, trabalha como Administrador de Sistemas e Coordenador de Informática da FUNDEC (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais de Duque de Caxias), onde mantém o projeto CAEP(Centro Avançado de Ensino Profissionalizante) que desenvolve cursos de iniciação profissional em Informática baseados em Software Livre. Ministra palestras em universidades e eventos como Fórum Internacional de Software Livre (FISL), Latinoware (Conferência Latino Americana de Software Livre), Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol) e Forum de Software Livre do Rio de Janeiro. Foi membro da comissão organizadora do I Fórum de Software Livre da Baixada Fluminense, mantenedor do projeto K-Eduque (http://www.keduque.com.br), uma distribuição Linux direcionada à educação, colaborador da Revista Espírito Livre e organizador do I Fórum de Software Livre em Duque de Caxias.
Henrique Andrade - UNIRIO/RJ
Mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ, Analista de TI, Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da CEAD (Coordenação de Educação à Distância), Professor-tutor de Informática Instrumental para História e Pedagogia na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Professor-tutor de Empreendedorismo e Ética Profissional para Computação na UFF.
Jomar dos Santos Silva- ODF Alliance América Latina/SP
Engenheiro eletrônico, pós graduado em gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas e Diretor Geral da ODF Alliance Chapter Brasil. Atua no mercado de TI desde 1996, com ênfase no desenvolvimento de software em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para empresas do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Atua ainda como "advisor" em padrões abertos junto a indústria de software. É coordenador do Grupo e Trabalho na ABNT que tratou da adoção do ODF como norma brasileira e membro do OASIS ODF TC (comitê internacional que desenvolve o padrão ODF).
osé Eustáquio Cauper - Secretaria de Educação /PMDC
Licenciado em Lingua Inglesa pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), trabalha como Coordenador de Tecnologias da Informação e da Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde gerencia o projeto LINEDUC (Linux Educacional de Duque de Caxias).
João Fernando Costa - Revista Espírito Livre/ES
João Fernando Costa Júnior é administrador, professor universitário/técnico e mestrando em educação. É editor-chefe, idealizador, diagramador e responsável pela Revista Espírito Livre (http://www.revista.espiritolivre.com.br), coordenador do Grupo de Usuários BrOffice.org do Espírito Santo [GUBrO-ES] e idealizador/responsável pela Iniciativa Espírito Livre, entidade que atua na mobilização e organização de diversos eventos de software livre no ES.
Marcelo Massao- Prefeitura de Silva Jardim/RJ
Graduado em Sistemas de Informação pela Unigranrio e Pós-graduando em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. Trabalha como instrutor de Software Livre no projeto de Inclusão Digital da Prefeitura Municipal de Silva Jardim e sua área de interesse concentra-se na inclusão digital de crianças carentes utilizando o software Gcompris.
Ana Cristina do Amaral- Prefeitura de Mesquita/RJ
Pós-graduada em Educação e Ciências Sociais pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. É Professora do Município de Duque de Caxias e a mais de 4 anos é Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Mesquita.
Luis Felipe Costa - Ministério do Planejamento
Analista de Sistemas por formação, foi consultor técnico da Prefeitura Municipal de Recreio - MG, coordenando os projetos de software livre; Ativista do movimento da comunidade de software livre, integrante do grupo SL-RJ.
Atualmente é coordenador do programa 4CMBr - Colaboração, Comunidade, Conhecimento e Compartilhamento dos municípios brasileiros e consultor técnico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, do Ministério do Planejamento, com dedicação para organizar as ações de implementação de Tecnologia da Informação nas unidades da federação, em especial nos municípios.
Igor Morgado- GNUTECH
Igor Morgado é administrador de sistemas há mais de 10 anos. Usa Linux desde 1996 e atua no segmento de serviços, desenvolvimento e treinamento, focado em software livre. Diretor de tecnologia da GNUTECH , é também fundador dos grupos Debian-SP e Debian-RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário