Executivo se dedicará mais ao desenvolvimento e planejamento do Ubuntu
Geek
Por Antonio BlancA Canonical anunciou nesta quinta-feira que Mark Shuttleworth deixará em breve o cargo de CEO da empresa que fundou há mais de cinco anos com o intuito de dar suporte e promover projetos de Software Livre, entre eles a distribuição Ubuntu Linux.
Isto não significa que Mark deixará de participar do projeto Ubuntu. Pelo contrário, o executivo pretende aumentar seu envolvimento, se dedicando ao design de produtos (como futuras versões do Ubuntu), estabelecimento de parcerias e em pesquisar novas formas de atender e se relacionar com os consumidores de seus produtos.
O Linux, sendo um sistema operacional aberto e livre, não é mantido exclusivamente por uma empresa, como o são o Windows e o Mac OS X. De fato, Microsoft e Apple controlam seus produtos com mãos de ferro e são as únicas responsáveis por seu desenvolvimento. Já o Linux e suas diversas distribuições, mesmo que tendo o apoio de alguma empresa, são mantidos por uma comunidade grande de voluntários. Assim, embora as distribuições Ubuntu, Fedora e SuSE sejam apoiadas, respectivamente, pelas empresas Canonical, Red Hat e Novell, tais empresas não são “donas” dessas distribuições.
Shuttleworth será substituído por Jane Silber, atual COO (Chief Operations Officer) da Canonical e funcionária da empresa há cinco anos, tendo participado de projetos como o Ubuntu One. Jane tem “background” técnico, e começou sua carreira como desenvolvedora, tendo trabalhado para empresas com a General Dynamics. A transição deve ser completada em março de 2010, e segundo o anúncio oficial não deve significar uma mudança na direção seguida pela companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário