sábado, 19 de dezembro de 2009

O que é uma Distribuição Linux?

Fonte: Diregati

Tire suas dúvidas sobre Linux e suas distribuições.

Redação Geek
Ao falar de um determinado “tipo” de Linux, os termos edição e versão são usados, erradamente, como substitutos para distribuição, uma palavra que embora seja a mais correta não é familiar ao grande público.
O Linux, ou melhor dizendo, o GNU/Linux, é um sistema operacional aberto, o que torna possível a qualquer interessado criar “versões” personalizadas. Há, portanto, diversos “tipos” ou “encarnações” do Linux, cada uma com características e usos diferentes. A cada uma dessas “encarnações” dá-se o nome distribuição.
Quando o usuário instala o Windows ou o Mac OS X, pouca coisa há além do próprio sistema operacional. Alguns utilitários, como calculadora e bloco de notas, e não muito mais que isso. Qualquer outra coisa que o usuário precise deve ser instalada posteriormente e adquirida de outras fontes.
Uma distribuição Linux, pelo contrário, agrega, já no CD de instalação, a maioria dos programas que o usuário possa precisar: suítes de escritório, softwares de engenharia, ferramentas de eletrônica, email, mensagens instantâneas e uma infinidade de outros programas. A distribuição tem esse nome porque, além do núcleo do Linux, são distribuídos diversos programas no mesmo CD.
Por seu ambiente aberto e democrático, qualquer pessoa ou empresa pode criar a sua própria distribuição de Linux, com os programas que melhor lhe convierem. Em verdade, há inúmeras delas no mundo. A variedade de programas incluídos em cada distribuição varia de acordo com o seu público-alvo. Por exemplo, as famosas distribuições Ubuntu (www.ubuntu.com) e Fedora (www.fedora.com) são destinadas ao usuário doméstico, não-técnico, que quer navegar na internet, jogar e escrever textos. Outras distribuições, como a SuSE (www.suse.com) são mais apropriadas para o usuário empresarial. Já a CentOS (centos.org) é mais voltada a servidores e sistemas corporativos, enquanto a Moblin (moblin.org) é preparada especialmente para netbooks.
Há ainda ferramentas baseadas em Linux que desempenham funções bastante específicas. É o caso do CloneZilla (clonezilla.org), uma distribuição especializada em fazer backups de discos rígidos parecida com o Norton Ghost – e funciona também com discos do Windows e do Mac OS X. Outro exemplo é o Back Track (remote-exploit.org/backtrack.html), usado para conduzir testes de penetração e auditoria de segurança.
A palavra versão deve ser usada apenas para identificar a evolução de um determinado software. Normalmente usa-se números para identificar as versões. Assim, sabemos que o Office 2007 é mais novo que o Office 2002, e que o Nero 8 é mais novo que o Nero 5. Da mesma forma, o Ubuntu Linux 9.10 é mais novo que o Ubuntu 8.04.
O site zegeniestudios.net possui uma página em português com mais informações sobre o que é o Linux e suas distribuições. No próprio site há uma página interativa, disponível em tinyurl.com/2e2jjh, que auxilia na escolha da distribuição mais apropriada para determinada pessoa ou aplicação.
www.geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br