domingo, 10 de janeiro de 2010

De olho nos descontos

Fonte: O Dia Online


Twitter aproxima clientes de suas marcas preferidas e ainda ajuda a encontrar as melhores pechinchas e economizar nas compras, com direito a promoções.

Rio - O Twitter virou aliado de quem recorre a portais de comparação de preços para pesquisar pela Internet ofertas e características de produtos. Estudo da Intel aponta que 64% dos internautas pesquisam na rede antes de comprar pessoalmente. Usando o Twitter, cujo conteúdo é criado coletivamente, o consumidor pode encontrar descontos exclusivos e saber de queimas de estoque.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O DIA
O publiciário Jorge Aldrovandi recebe pelo Twitter senhas para ter descontos no Farinha Pura | Foto: Alexandre Vieira / Agência O DIA
As dicas aliviam o bolso e estreitam a relação entre a marca e o consumidor. Um dos pioneiros é o perfil @oleitorvoraz, da editora Ediouro, que desde junho de 2008 oferece livros a quem participa com criatividade das promoções.
Perfis como o @ShoppingTijuca apontam lojas em liquidação, shows e ofertas exclusivas. Lojas que fazem sucesso na Web como a @americanascom, @pontofrio e @canalshoptime têm público cativo e atuante. Com milhares de seguidores, elas criam ofertas exclusivas para os seguidores repetirem, além de divulgar descontos e concursos dos sites.
Os descontos estão em todo tipo de estabelecimento. Para ganhar entradas de cinema, siga o @blockbuster_br, @botafogopraia ou @grupoestacao. Para conseguir ingressos para boates e casas de show, vá ao perfil do @grupomatriz.
SOB MEDIDA
Quem quer desconto na padaria, precisa anotar a senha divulgada no Twitter do @farinhapura, que também avisa quando sai pão quentinho. O publicitário Jorge Aldrovandi é um dos clientes cativos da Farinha Pura. Ele acompanha o perfil e troca a senha por descontos e produtos. “Acho uma forma sensacional de aproximar lojista e cliente. Moro perto e aproveito sempre”, conta.


“O Twitter é a mídia mais rápida e tem resposta no mesmo ambiente. Permite criar ofertas relâmpago de verdade e reforça o vínculo com o consumidor”, analisa o especialista em mídias sociais, Roberto Cassano. Para o consumidor, a vantagem é selecionar a publicidade que quer receber. “Em vez de ser bombardeado com anúncios que não interessam, o internauta escolhe quem quer seguir e o que o atrai”, explica.
O número de seguidores da @CVCviagens cresceu mais de 400% em seis meses. Com 13.893 perfis associados, a empresa divulga promoções do site primeiro no Twitter. “A agilidade é impressionante e o retorno é ativo, já que os usuários retransmitem a mensagens às suas redes” explica Rogério Mendes, gerente de E-Commerce da CVC Turismo. Já em @subviagens, os usuários concorrem a viagens de graça pela Submarino Viagens. “Estamos gerando transações através do Twitter”, informa a empresa.
Compra requer cuidados
Em plena época de saldão de Natal, o Twitter também ajuda a encontrar as melhores pedidas. Perfis como @boaspromocoes e @promocoesnaweb destacam ofertas arrasadoras todos os dias. Além do site temporário e do perfil no Twitter @saldaointernet, há boas pechinchas o ano inteiro nos perfis @promocoes e @promotwiter. Visite também o site colaborativo www.promotweets.com.br. Quem gosta de quiz e gincana, também pode se aventurar em 140 caracteres para concorrer e prêmios e mais descontos. Entretanto, a assistente de direção da Fundação Procon-SP, Valéria Cunha, alerta que, assim como no Orkut, é fácil criar perfis falsos. “Ainda não tivemos reclamações, mas a criatividade para fraudes na Internet é infinita. Convém ao consumidor entrar na página original ou mandar um email para confirmar”, afirma. É importante imprimir as páginas da Web. “Este é o comprovante da promoção, no caso de descumprimento. O documento é prova legal a ser usada na reclamação ou ação judicial", explica. Internautas que se sentirem lesados devem procurar entidades de defesa do consumidor.
Microblog diz onde pagar menos
Começo do ano é época boa para visitar lojas online. Depois de um Natal animado, que movimentou R$ 1,6 bilhão no comércio eletrônico brasileiro, não faltam saldões para concorrer com estabelecimentos físicos na queima de ponta de estoque.
No site www.saldaonainternet.com.br, a liquidação começou em 26 de dezembro com descontos que vão de 10% a 76%. Lojas Marisa, Ricardo Eletro, Comprafácil, PortCasa, Le Postiche e NetShoes são algumas das quarenta marcas envolvidas na ação.
No site da Livraria Siciliano e na Saraiva, dezenas de títulos de livros, CDs e DVDs estão com descontos. De acordo com a consultoria e-bit, que acompanha o desempenho do comércio eletrônico no País, os itens mais vendidos foram livros. Em seguida, vieram eletrodomésticos, muito procurados por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O Submarino também tem produtos com valores reduzidos. Com custos menores do que as lojas tradicionais, o varejo online consegue repassar ao cliente cortes mais agressivos nos preços e condições convenientes. No site do Ponto Frio, o saldão de ano novo tem frete grátis e condições especiais de parcelamento. O portal da Casa & Vídeo destaca o “Brinquedaço”, grande promoção de brinquedos com preços até 60% mais baixos.
O Shoptime, que frequentemente realiza promoções relâmpago, está com frete grátis em alguns produtos e parcelamento estendido para 12 vezes no “Botafora de Natal”. A Americanas.com também tem Megaliquidação. As vendas pela Internet cresceram 28% no Natal na comparação anual, de acordo com a e-bit.
PROMOTWEET

O Twitter é o espaço ideal para saber antes das ofertas. O engenheiro Paulo Stockinger é usuário e aproveita a ferramenta para trocar ideias com representantes de empresas ligadas à sua área profissional. Ele já foi contactado por duas delas após falar sobre produtos e participou de sorteios promovidos pelo microblog "Ainda não ganhei, mas acho muito interessante esse canal. Acesso do iPhone e fico online o tempo todo”, conta.

Descontos relâmpago, que valem por pouco tempo e para poucos internautas, são a tática mais comum das lojas. Muitas promoções premiam consumidores que copiam a mensagem postada e são copiados por outros seguidores. Outra tática são os desafios, como as perguntinhas feitas pela dona da loja e do perfil @alicedisse e pelo @novo_submarino.
Siga o que interessa
Para não perder tempo com promoções sem utilidade, antes de virar seguidor de uma empresa no Twitter, verifique se as informações publicadas são realmente de seu interesse. Seguir lojas com que o consumidor se identifica é o jeito fácil de aproveitar mais.

Pesquisa da agência Bullet feita em abril apontou que 53,6% dos entrevistados achavam interessantes ações publicitárias na ferramenta. Mais da metade (51%) respondeu que nunca participou, porém tem interesse e 33% disseram já ter participado. Cerca de 70% afirmaram seguir ou já ter seguido perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias no Twitter.

Roberto Cassano, diretor da Agência Frog, que cuida do relacionamento de grandes empresas no Twitter, alerta que as leis de defesa ao consumidor valem da mesma forma no ambiente virtual e é preciso responsabilidade.

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