sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Nem só de Twitter e Orkut vivem as redes sociais

Fonte: O Globo Digital e Midia

RIO - Nem só de Twitter, Facebook e Orkut vive o mundo das redes sociais. Novas redes estão surgindo a cada dia, mas com vocações temáticas, atraindo internautas com interesses específicos. São as chamadas redes sociais segmentadas, comunidades on-line que divulgam e promovem discussões, comentários e novidades ligadas aos mais diversos gostos: fama, casamento, culinária, empreendedorismo, empregos, idiomas, festas, finanças pessoais, futebol, gente bonita, livros, mães e futuras mães, mercado imobiliário, moda, música e letras, relações amorosas, terceira idade, turismo, vinhos... e a lista vai longe.

O funcionário público José Luiz Oliveira, por exemplo, frequenta redes sociais especializadas em equipamentos de som hi-end, ou seja, aqueles aparelhos caríssimos só para quem tem ouvidos mais exigentes.

- Essas redes reúnem verdadeiros bruxos no setor da audiofilia - explica. - Existem fóruns especializados em tweaks (truques eletrônicos), cabos de força e equipamentos a válvula, entre outros. E são pessoas com grana. Imagine um cabo de força, desses que ligam seu computador à tomada, custando na faixa dos US$ 2 mil.

O nível de especialização dessas redes sociais segmentadas vem descendo cada vez mais ao detalhe. Prova disso é Armando Fontes, designer carioca que vive em Belo Horizonte. Em 2002, Fontes se apaixonou por cervejaria doméstica e, em 2007, entrou numa comunidade on-line sobre o tema.

- Primeiro foi no Orkut, e depois no site Fórum do Brejas - relembra o exigente cervejeiro. - Hoje sou um dos responsáveis pelo design e geração de conteúdo do site da AcervAMineira.

Armando Fontes redirecionou sua carreira para seu hobby, aprofundando-se no setor microcervejeiro, área que conhece como poucos.

- As boas surpresas acontecem no mundo off-line - relata. - Uma das mais divertidas foi quando um amigo experimentou uma cerveja artesanal e gostou do paladar e do rótulo. Quando fui conhecê-lo de fato, constatei que se tratava exatamente da minha própria cerveja.

Redes para profissionais LinkedIn é bem cotada

Outra das redes temáticas mais frequentadas é a LinkedIn, voltada para relacionamentos profissionais. A produtora Patrícia Machado frequenta esse site sempre. Mesmo quando está empregada:

- As pessoas ficam sabendo qual meu cargo atual, o que também é muito importante. Afinal, muita gente não se interessa em falar conosco quando estamos desempregados, por melhor que seja o nosso currículo - teoriza.

A socióloga Fátima Costa, atua na área de Sustentabilidade, é experiente em redes sociais como Hi5, Orkut, MySpace, Facebook e Twitter. Há cinco anos participa do site de compartilhamento de fotos Flickr e de outras semelhantes, como Olhares e FotoGlobo.

- Apesar de serem redes voltadas para fotografia, mesmo nelas, ou por meio delas, vivenciei histórias marcantes ao longo de muitos anos - revela. - Nesses sites ocorre bem mais do que gente simplesmente mostrando os clicks produzidos.

É verdade que tem havido certa confusão entre redes segmentadas e sites temáticos. Com a moda em alta, fica chique abrir uma aba "Comunidade" num site já existente e passar a chamá-lo rede social. Já alguns webmasters vêm construindo redes assim às pressas, com visual precário e funcionalidade instável.

Mas o mercado tem lá suas exigências e, para não passar essa imagem mambembe, quem quiser entrar nesse movimento pode e deve contratar quem realmente entende do assunto. No caso, um dos bambas é a Converdge.com, empresa gringa dedicada a construir sites de rede social para determinada especialidade ou tema. Uma de suas criações foi a rede social futebolística Kigol.

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