Presidente e CEO da Dell apresenta, nesta quinta-feira (5/11), um computador para estudantes e o programa Connected Classroom.
Em encontro programado para esta quinta-feira (5/11), o presidente e CEO da Dell, Michael Dell vai falar sobre a estratégia da empresa na área educacional bem como apresentar o programa Dell Connected Classroom e um computador criado para ser usado em salas de aula.
Computadores com foco no mercado educacional estão na pauta da maioria dos fabricantes que enxergam nesse nicho uma ótima oportunidade de negócios.
Em junho passado, por exemplo, a cidade fluminense de Piraí anunciou a compra de 5,5 mil computadores educacionais para serem usados na rede municipal de ensino. Os equipamentos, fornecidos pela Positivo, seriam utilizados a partir deste semestre pelos cerca de 6,2 mil alunos das 21 escolas municipais da cidade.
Na ocasião, o presidente da Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso, disse que quando o projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi desenhado, a indústria chegou a dizer que seria possível fornecer cada máquina por cerca de 100 dólares, valor que nunca foi alcançado na prática. Na licitação que o Ministério da Educação promove para a compra de 150 mil PCs, o preço médio dos equipamentos ofertados é de cerca de 300 dólares.
Lula afirmou que o governo vinha trabalhando com a perspectiva de que a indústria nacional pudesse produzir um computador mais barato, de quem se pudesse comprar em grande quantidade. “Mas a verdade é que ninguém conseguiu fazer isso. Sou o maior defensor da indústria nacional. Mas se a indústria não conseguir faz [isso] a um preço acessível, nós vamos ter de importar alguns para fazer com que a eles cheguem à população mais pobre desse País”.
A licitação do MEC, ainda não concluída, prevê o fornecimento de equipamentos com 515 MB de memória RAM mínima, tela de cristal líquido de, no mínimo, 7 polegadas e memória flash de pelo menos 1GB para armazenamento. Além disso, devem ser compatíveis com os padrões wireless 802.11b/g e ter câmera de vídeo e microfone integrados.
Mais iniciativas
Sinalizando sua estratégia no mercado educacional, a Dell lançou na terça-feira (3/11) a ampliação para o Brasil do programa Dell Youth Connect. Em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), o programa tem o objetivo de atender cerca de 1.100 jovens de até 17 anos com aulas de informática e cidadania, além de engajamento em projetos culturais.
A empresa investirá 872 mil reais para patrocinar nove escolas da rede CDI – três em Campinas, três em São Paulo, e outras três em Porto Alegre (RS). Por meio da Dell Global Giving, a empresa também irá doar 55 máquinas ao primeiro centro comunitário Mega CDI, que deve ser inaugurado este mês no Rio de Janeiro.
Lançado no início de 2009 no México e na Índia, o Dell Youth Connect já recebeu cerca de 2,7 milhões de dólares da fundação Dell Global Giving e deve ser estendido para outros dez países no próximo ano.
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